Equipamento essencial para Alta Performance:
O conhecimento da razão da mistura ar/combustível é fundamental para se obter o máximo desempenho dos motores de alta performance. Uma mistura rica (Rich, mais combustível do que a proporção ideal) leva a perda de potência e um alto consumo, enquanto que a situação inversa, mistura pobre (Lean), pode levar a pré-detonação, que acontecendo por mais de alguns segundos, as alterações de pressão e temperatura na câmera de combustão podem causar danos ao motor. No pior caso, componentes internos do motor podem se fundir.
Diferenciais do A/F Meter
A tecnologia de última geração utilizada, com um Microprocessador dedicado de 8MHz permite aliar o design ultra compacto à precisão da tecnologia digital. Possui funções de inicialização
Outra grande vantagem está na rapidez e precisão com que é informada a relação da mistura, possibilitando que se visualize até mesmo as mínimas variações, o que, no passado, não eram percebidas com a utilização de multímetros ou voltímetros.
Funções:
Teste de funcionamento ao inicializar: todos os LED´s ligam em seqüência.
Observações Importantes:
Nos carros com injeção Eletrônica não se deve interromper a ligação da Sonda com a central da injeção, apenas soldar junto o fio do A/F Meter.
Nos carros em que se deseja instalar a Sonda Lambda é recomendado procurar um estabelecimento que trabalhe com escapamentos ou uma mecânica de confiança para executar o serviço.
Se, depois de aquecida a Sonda, o LED aceso permanecer imóvel no Medidor mesmo durante situações de acelerador todo aberto quando em marcha lenta, é provável que a Sonda esteja com defeito, necessitando de substituição (a vida útil da maioria das Sondas é de 80 a 100mil km).
É recomendado que seja usado um fusível de 1A na instalação do A/F Meter Fueltech. Se for instalada uma Sonda Lambda, deve-se colocar também um fusível de 10A junto às alimentações desta.